Por que é importante a restrição do uso dos celulares nas escolas?

Em todo Brasil, instituições de ensino estão restringindo o uso de aparelhos celulares dentro das dependências do colégio

Algumas notícias recentes sobre o bloqueio do Governo de São Paulo ao acesso ao
TikTok, Instagram, apps e streamings, sem fins educativos, em escolas estaduais e a
proibição do Rio de Janeiro ao uso de celulares, até no recreio, estão chamando a
atenção de educadores e pais. “As instituições de ensino de todo país estão
retomando, ainda mais, o seu papel educativo e discutindo quais os impactos gerados
pelo uso das tecnologias no processo de aprendizagem dos estudantes. Isso está
acontecendo, principalmente após a divulgação dos relatórios da ONU e UNESCO,
destacando as preocupações com o uso excessivo dos aparelhos que, por
consequência, tornam-se um distrator em sala de aula, gerando problemas de
concentração e atenção, além de poder causar dependência pela exposição e até
dificultar a sociabilidade”, explica Eliana Santos, que é Coordenadora na EDF – Escola
do Futuro Brasil.
Segundo ela, a restrição nos traz uma reflexão acerca do retorno a uma visão com a
qual os estudantes vivenciam as relações humanas com experiências necessárias ao
convívio em sociedade. “O espaço escolar é um ambiente de trocas e construção de
repertórios e os estudantes em sua maioria estão socializando por intermédio da tela
e elaborando os seus aprendizados de modo desorganizado e fragmentado, com
muitas informações, que nem sempre são verdadeiras”, alerta.
Celulares e a construção do caráter
Para Eliana é notório que os estudantes utilizam os celulares como uma extensão dos
seus corpos, estabelecendo relações sociais, por meio das telas. “Nessas interações
há uma demonstração de uma vida ideal, e com modelos sociais de sucesso e status,
fatores que escondem situações, algumas vezes, conflituosas e irreais, que
interferem na construção do caráter e deturpam valores”, salienta.
A coordenadora da EDF informa que vários pesquisadores vêm relatando que o
contato excessivo com as telas interfere no funcionamento do cérebro, que está em
amadurecimento, o que dificulta o controle dos impulsos, o posicionamento social,
julgamentos e resolução de problemas simples e complexos dificultando a tomada de
decisões. “O celular não substitui a interação humana e o acesso ilimitado tem
gerado problemas de saúde mental e física”, explica.
“As famílias são surpreendidas com perfis falsos, conversas com adultos, jogos
violentos e outras ocorrências que causam reações de recompensa para os
estudantes, gerando ciclos viciantes, relacionados ao uso ilimitado dos celulares.
Todos esses fatores interferem no convívio escolar de aprendizado e socialização. A
parceria escola-família é fundamental para conscientização e a construção de um
futuro, no qual a tecnologia esteja a serviço do humano em equilíbrio”, alerta Eliana
Santos.

Regras da Escola do Futuro Brasil

Maria Fernanda Yamamoto, da área institucional e de matrícula, explica que as
regras do uso de celulares na EDF sofreram adequações: “Não é mais permitido o uso
de celular e smartwatch em qualquer ano ou série. Anteriormente, os alunos a partir
do sexto ano podiam usar os celulares em horários de intervalo, mas agora, não mais.
A comunicação com os pais será feita através das assistentes de coordenação. Os
alunos que estiverem com seus celulares deverão deixar na mochila ou em local fora
do alcance, determinado pela equipe pedagógica”.
Segundo ela, os alunos se distraem muito facilmente com mensagens, com os alertas
de mensagens, e o tempo de demora para retomar a atenção é de mais ou menos 20
minutos, o que representa a metade de uma aula. “Há uma percepção de que o uso
do celular mesmo nos breaks atrapalha a formação de vínculos entre os alunos, o
diálogo e a prática de jogos e esportes nesses horários. Esses são alguns dentre
outros motivos para que os alunos não usem celular em horário letivo”, completa.

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