Benefícios da Educação Bilíngue

Principais Benefícios da Educação Bilíngue

Muito se fala sobre os benefícios da Educação Bilíngue. Mas, de fato, os pontos positivos comprovados pela ciência são mais amplos do que você pode imaginar. Eles estão relacionados a uma escola bilíngue de verdade, com ensino comprovado. Falar uma segunda língua aumenta a inteligência, a fluência verbal e de leitura, mesmo quando o idioma é aprendido na idade adulta. Essas são as conclusões de um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Pesquisadores liderados pelo professor Thomas Bak, do Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, compararam testes de inteligência de 262 pessoas. O primeiro teste do grupo foi feito quando essas pessoas tinham 11 anos de idade. O segundo teste foi feito quando já tinham mais de 70 anos.

O estudo, publicado na revista científica Annals of Neurology, concluiu que o grupo apresentava habilidades cognitivas significativamente melhores do que as registradas na infância. Esse era apenas um dos benefícios da Educação Bilíngue. Veja outros seis:

1 – É mais fácil aprender outras línguas

O bilinguismo fortalece o sistema linguístico, que se torna capaz de adquirir e adicionar outras línguas na rede neuronal principal.

2 – Previne demência

Uma pesquisa anterior já havia concluído que ser bilíngue pode atrasar em vários anos o desenvolvimento de demência.

3 – Melhor desempenho no Enem

Outras pesquisas também atestam que os alunos bilíngues se saem muito melhor em testes como o vestibular e o Enem do que os monolíngues.

4 – Vantagens cognitivas

A psicóloga Elizabete Flory, doutora em bilinguismo pelo Instituto de Psicologia da USP, fez um levantamento de pesquisas no mundo todo sobre os benefícios da educação bilíngue e constatou que esses alunos apresentam muitas vantagens cognitivas. Ou seja, é mais fácil para eles aprender qualquer coisa.

5 – Capacidade de reconhecer a relevância das informações

As funções executivas do bilíngue são muito mais exploradas e acessadas do que o monolíngue. O que isso quer dizer? O bilíngue consegue trocar de código com muita facilidade. Fala inglês num momento, português em outro, espanhol em outro. Essas línguas estão ativas constantemente no cérebro. Esse estudante desenvolve a capacidade de prestar atenção em informações relevantes. O que é irrelevante ele desconsidera. Então essa aptidão, essa vantagem, ele usa em qualquer área do conhecimento. Por exemplo: um problema matemático criado para conter uma pegadinha com uma informação desnecessária que poderia despistar as pessoas. No caso do aluno bilíngue, que tem esse caminho construído, há maior facilidade na solução de problemas: ele foca somente no que é relevante.

6 – Liberdade para transitar pelo mundo e transformá-lo

As vantagens óbvias vêm das demandas contemporâneas da liberdade de ultrapassar fronteiras, que garante a mobilidade profissional. Saber uma outra língua de modo proficiente não é um bônus, não é mais um privilégio. Apenas com a possibilidade de se comunicar com o mundo é que um cidadão pode transformá-lo.

Como funciona a Educação Bilíngue na Escola do Futuro?

Na Escola do Futuro construímos a aquisição de uma segunda língua de uma forma interessante. Tudo começa com os pequenos no Nursery 2, que aos dois anos adquirem a língua de forma integral em uma proporção de 90% inglês e 10% português. Isso porque em casa eles já estão inseridos em um contexto linguístico em português a língua materna, a língua social. Por isso, nesse início é importante que a inserção seja maior e a imersão seja maior no inglês.

Seguimos o caminho construindo as duas línguas de forma equilibrada até a entrega final no ensino médio, o high school. Formamos um agente transformador com bases sólidas de proficiência tanto na língua materna quanto na segunda língua, o inglês, com conhecimento em uma terceira língua, que é espanhol ou japonês na Escola do Futuro.

Nos preocupamos com a excelência educacional ao receber, anualmente, os indicadores de qualidade de educação tanto no currículo nacional quanto no currículo internacional. Quem faz essa avaliação é a Cognia, com critérios rigorosos aos quais adequamos nosso ensino.

Você sabe como funciona uma escola bilíngue de verdade?