O teatro é uma importante ferramenta de educação escolar

Além de promover a sociabilidade, ajuda a vencer a timidez, auxilia no aumento da autoestima, e aperfeiçoa a comunicação verbal e corporal

O teatro no ambiente escolar, dentro da Educação Artística, é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes de diversas idades. A disciplina, que acontece em diferentes níveis educativos, desde o ensino fundamental até o médio, ajuda os alunos a desenvolverem habilidades criativas e expressivas. “Nas atividades teatrais os alunos passam por um processo investigativo de si próprio, pois trabalhamos com uma metodologia, que une a capacidade com a arte e a evolução da inteligência emocional, com comunicação não violenta e assertiva, que é algo extremamente escasso é necessário nos dias de hoje”, explica Pamela Pinheiro Otero, Professora de Teatro da EDF — Escola do Futuro Brasil, e atriz, que recentemente atuou na série Reis, da TV Record. 

Para Milena Dias, que também é professora de teatro na EDF — do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental — a interpretação teatral na escola desenvolve nos estudantes habilidades de expressão e equilíbrio, tanto corporal como emocional, bem como habilidades sociais. “Nas aulas trabalhamos com sentimentos, levando os estudantes a nomearem e reconhecerem o que sentem, para melhor lidarem com suas emoções e encontrarem um equilíbrio. Com isso, esses estudantes podem aperfeiçoar suas habilidades sociais, criar histórias, exercitar a imaginação e atuar de vários modos em histórias de diversos gêneros”, explana.

Benefícios do teatro

Segundo Pamela, o teatro dentro do ambiente escolar pode propiciar um melhor desenvolvimento na aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, melhora a expressão verbal e não verbal, promove a empatia e ajuda os alunos a lidar com desafios cognitivos e emocionais. O teatro é uma ferramenta de socialização, pois envolve a colaboração e a interação entre os alunos. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e respeito mútuo, escuta ativa e ainda desenvolve os traços e caráter, que a escola trabalha mensalmente com a comunidade escolar e famílias. Os alunos validam quem eles são e experimentam diversas possibilidades, percebendo imediatamente o que é bom e o que não é bom para levar para vida.  

Além destes benefícios, o teatro pode ajudar os estudantes a ganhar confiança, melhorar habilidades de comunicação, fortalecer a memória, aumentar a concentração, promover a auto expressão, exercitar criatividade, descobrir talentos e trabalhar também o condicionamento físico, a coordenação e a mobilidade. “Em todas as aulas fazemos aquecimento, jogos teatrais, improvisos, exercícios de respiração e ferramentas reguladoras do sistema emocional”, descreve. 

Autoconhecimento

O desenvolvimento dos estudantes nos exercícios teatrais pode variar, mas muitas vezes eles começam com alguma inibição e, com o tempo e a prática, se tornam mais desenvoltos, à medida que ganham confiança e vão perdendo travas e vergonhas. “A arte imita a vida e vice e versa, e nas nossas aulas usamos o propósito é fazer o estudante ser um ser humano que exista de acordo com seus princípios, independentemente de como ele esteja. Ele precisa se conhecer a ponto de perceber que suas emoções existem e pode aprender sobre elas. Pois, não conseguirá e nem deverá anulá-las, porém pode e deve descobrir durante a vida como reagir às situações!”, declara a professora da EDF — Escola do Futuro. 

Além dos exercícios desenvolvidos no dia a dia escolar, os alunos se apresentam em diversos eventos comemorativos e convenções da escola, para colegas e familiares. “Amo ver meus alunos no palco, mas confesso que o que me fascina é o processo de vê-los estudando, questionando e ensaiando. Gosto de vê-los com a empolgação do processo sem medo de errar ou preocupados em acertar, aliás essa é nossa regra: não tem certo nem errado nas cenas e dinâmicas, aqui estamos todos em processo. É muito importante os pais e parentes acompanharem esse procedimento e também se conectarem com o talento deles. É sobre o que eles querem expressar, o que querem comunicar! Tem muita verdade em cada apresentação deles!”, explana. 

O teatro pode ser uma ferramenta útil na transmissão de valores, pois permite que os alunos experimentem situações e dilemas éticos por meio de personagens e histórias. Isso ajuda a refletir sobre questões morais e éticas, situações do dia a dia, erros e acertos que cometemos na vida. Eles podem se perceber e se descobrir, através dos exemplos que eles mesmos criam nos improvisos, claro que isso só funciona com o olhar atento e o debate afetuoso, que desenvolvemos após cada cena. 

Para Pamela toda criança tem um talento artístico, por onde pode se expressar melhor, colaborando com o equilíbrio do sistema emocional, tirando emoções que poderiam implodir dentro de si e colocando num lugar onde será vista, compreendida e ajustada. “Arte sempre será um momento de olhar atentamente à nossa expressão e a do próximo. Isso sempre será importante e necessário. Por isso, oriento aos pais e parentes que estimulem a criatividade, marquem passeios em família à teatros, museus, orquestras e exposições”, completa.

Posts Recentes

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Procurando Vagas de Emprego? Acesse o Link Abaixo:

Para Agendar Uma Visita e Conhecer a Escola do Futuro Clique no Link Abaixo:

Acreditação Internacional Cognia
Play Video
Play Video
Play Video
Play Video
Play Video