Estudantes da Escola do Futuro agora contam com a plataforma de educação Geekie One

A ferramenta tecnológica, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), oferece conteúdos didáticos em formato digital de forma personalizada

Com objetivo de aprimorar o aprendizado e potencializar a experiência de educação dos estudantes, a Escola do Futuro passa a contar com a plataforma de educação Geekie One. A solução possuí mais de 11 anos de trajetória, sendo utilizada por cerca mais de 12 milhões de estudantes, de aproximadamente 600 escolas.   Por meio da tecnologia, a ferramenta cria uma dinâmica pedagógica inovadora que transforma o aprendizado, tornando-o significativo, ativo, personalizado e visível, incrementando talentos individuais e coletivos de toda comunidade escolar, como estudantes, famílias, professores, coordenadores e gestores.

A plataforma de educação mapeia a interação dos alunos, permitindo um estudo customizado de acordo com a necessidade de cada um, direcionando-o para sanar suas dificuldades, desafios e fortalezas, individualmente. A tecnologia também se adapta ao sistema educacional único da EDF, possibilitando que monte seu próprio currículo, não ficando engessada com um currículo pré-determinado por um sistema de ensino tradicional, por exemplo. Pioneira no mercado educacional brasileiro, a solução é muito mais do que um simples conteúdo didático em formato digital, por isso, é a única reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), tendo também sido eleita como uma das mais inovadoras do mundo pelo Wise Awards, que é um prêmio mundial considerado o Oscar da Educação.

Inteligência de dados

Por ser digital, o Geekie One trabalha com inteligência de dados, proporcionando que pais, coordenadores e professores consigam acompanhar o desenvolvimento de cada estudante em tempo real.  O método inovador, proporcionou que a plataforma de educação fosse a mais bem avaliada do Brasil, pelo Diagnóstico Nacional da Educação, durante a suspensão de aulas presencial, devido a pandemia — numa pesquisa com 130 mil famílias, 14 mil professores e 400 instituições de ensino. Com isso, a solução liderou o ranking conduzido pelo Escolas Exponenciais, com nota 53 no Net Promoter Score (NPS).

A composição híbrida da ferramenta, admite uma inserção gradual durante a educação básica, com apoio do professor, contendo um material principal impresso e atividades digitais mediadas pelo docente ou pela família.  Nos anos iniciais, o docente pode escolher os recursos digitais, que pretende utilizar durante as atividades e conteúdos impressos. Para os anos finais, a solução digital, entra como recurso integrado do processo de aprendizagem do estudante, com material digitais ou impresso.  Já no ensino médio a matéria principal é digitalizada, com a possibilidade de impressão individual de capítulos.

Inovações na nova era da educação

Com a Geekie One, a Escola do Futuro — que sempre esteve à frente no uso de inovações e tecnológicas —, se mantém alinhada aos quatro elementos da nova era da educação, com foco em aprendizado, que são: possibilitar a conexão de aprendizado de qualquer lugar; dar ampla visibilidade de dados para acompanhamento; estar ativa, atualizada e focada em habilidades e competências; e se atentar a personalização individual de cada estudando.

“A plataforma de educação vem contribuir com a nossa dedicação, cujo objetivo é permitir que nossos estudantes sejam bem avaliados ao final de sua jornada no período escolar.  Já, que com o uso da Geekie One, um em cada três alunos são aprovados no SISU; 2.725 estudantes foram aprovados em universidades públicas; e 384 estudantes alcançaram a primeira posição, inclusive nos cursos de medicina, direito e engenharia”, explica Ivone Muniz, diretora da EDF – Escola do Futuro Brasil.

Segundo ela, a nova tecnologia favorece uma gestão pedagógica mais efetiva, com estratégias e ações direcionadas e também com base nas necessidades e contexto da escola. “Adquirindo novas tecnologias, como essa, estamos facilitando a rotina do(a) professor(a), valorizando e ressignificando o seu papel no processo de aprendizado, resgatando o orgulho e a satisfação de ensinar. Além disso, estamos motivando os nossos alunos na organização e na jornada de estudo, e ainda aproximando as famílias no processo de educação”, completa.