Traços de Caráter – Março

A amabilidade é fundamental para a educação e o desenvolvimento pleno de crianças e jovens

Quem é amável não age com egoísmo, considera o bem-estar das outras pessoas e conquista assim bons relacionamentos, contribuindo com a harmonia em todos os ambientes

A amabilidade está entre as cinco macrocompetências, que se desdobram em diversas outras capacidades socioemocionais, fundamentais para a educação e o desenvolvimento pleno de crianças, jovens e educadores.  Isso porque, o traço de caráter amável, envolve também as capacidades de empatia, respeito, confiança e afeto, o que torna a pessoa mais compassiva e cooperativa. Aqueles que possuem alto grau de afabilidade também são gentis, generosos e conseguem estabelecer vínculos emocionais com os outros, com mais facilidade.

O desenvolvimento desta competência é muito importante para as relações interpessoais e a criação de conexões entre as pessoas, pois gera a capacidade de colocar-se no lugar do outro, compreender e ser sensível às suas necessidades, sem exercer egoísmo, mas tendo a preocupação de auxiliar e ser solidário. Esse traço de caráter tem como princípio os sentimentos de compaixão, justiça e acolhimento. Quem desenvolve essa qualidade se engaja na harmonia social e valoriza as boas relações.

Amabilidade, escuta ativa e boa comunicação

O mal da sociedade na atualidade tem sido a ansiedade e a pressa, que levam as pessoas a ficarem aceleradas, com urgência em falar, mas sem paciência para prestar atenção no que o outro está dizendo ou sentindo. Mas, quem é amável, é empático e, por isso, possui uma escuta ativa se atentando de fato ao interlocutor, buscando um entrosamento eficaz com o que ele diz, suas necessidades e sentimentos.

Nesse processo, é importante entender que não basta ouvir — já que o termo se refere à audição, pois nem sempre significa que a informação foi entendida —, mas é preciso escutar, que envolve compreender, interpretar e interagir com o que foi transmitido. Esse tipo de interação exige uma mente aberta, sem respostas prontas, autodefesa, críticas e julgamentos. Isso leva a reflexão e faz com que o outro se sinta seguro e apoiado. Saber entender e se comunicar com as pessoas é benéfico não somente para quem desenvolve essa característica da amabilidade, mas também para quem desfruta desta compreensão.

Além disso, a amabilidade abranda o discurso, permitindo uma comunicação pacificadora, sem gritarias, irritabilidades, ofensas, grosserias, arrogância e discursos amargurados.  Essa capacidade emocional gera delicadeza e cortesia, especialmente em situação difícil. O apóstolo Paulo faz um alerta interessante sobre esse corportamento na carta aos Colossenses, descrita na Bíblia, e diz: “Que a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal para saberdes como deveis responder a cada um’’ (Colossenses 4:6).

Amabilidade no ambiente escolar e familiar

O desenvolvimento da amabilidade, permitirá que os estudantes não ajam com egoísmo, considerem o bem-estar das outras pessoas e conquistem assim bons relacionamentos, contribuindo com a harmonia em todos os ambientes onde se relacionam, como escola, família, clubes e até mesmo em ambiente profissional, quando entrarem no mercado de trabalho. Esse traço de caráter dá a eles maior senso de pertencimento aos ambientes, incluindo o escolar, o que permite melhores desempenhos e resultados.

Quem é amável desenvolve mais confiança em seus relacionamentos, o que se estende aos pais, irmãos, familiares, outros estudantes, educadores, líderes, colegas de trabalho, entre outros. Essa pessoa identifica nos espaços de convivência segurança e acolhimento, reduzindo a probabilidade de sintomas depressivos; comportamentos agressivos e violentos; instabilidades emocionais e em suas tarefas. Além disso, quem pratica respeito e empatia é naturalmente mais aceito pelas outras pessoas e socialmente mais hábil.

Ser amável permite aos estudantes exercitarem mais a compreensão e o respeito com os demais contribuindo assim para a mediação de conflitos de forma mais justa e benéfica.

Importância do estudo do traço de caráter

O estudo dos traços de caráter é fundamental para compreendermos melhor a personalidade humana, levando ao autoconhecimento, porém o desenvolvimento da amabilidade e das demais competências não é semelhante para todos os estudantes, pois pode variar de acordo com a idade e com o contexto social no qual vive. Porém, é cada vez mais necessário dar oportunidades para que as crianças, adolescentes e jovens desenvolvam intencionalmente a inteligência emocional — conhecido na atualidade em meios corporativos como soft skills — para melhor lidarem com os próprios sentimentos, relacionamentos e momentos desafiadores, pertinentes à vida.