Bilíngue de Verdade

O que significa ser uma Escola Bilíngue de Verdade?

Alguns aspectos são muito importantes quando pensamos em uma escola bilíngue. Por exemplo, é preciso avaliar o que é priorizado pela escola com constância e com qualidade. Para a Escola do Futuro, é importante que o currículo entregue ao aluno seja realizado por meio das duas línguas, com equilíbrio entre elas.

Pensamento construído nas duas línguas

As áreas de conhecimento como matemática, física, química e história, por exemplo, são projetadas e desenvolvidas por meio do inglês. Essa língua é uma ferramenta da construção de saber dentro da nossa escola, sem ser um fim em si mesma. O inglês é usado e explorado para construir pensamento acadêmico.

Período integral para equilibrar currículos

Outro aspecto importante é pensar sobre o tempo escolar em que o ensino bilíngue é oferecido. Se o currículo precisa ser entregue em duas línguas, é impossível que ele caiba em uma grade horária de meio período. É necessário período integral para fazer a construção equilibrada do currículo nacional com a do currículo internacional. Na Escola do Futuro, são mais de 20 horas semanais de conteúdos ensinados na língua inglesa.

Excelência e acreditação internacional: bilíngue de verdade

Um último fator importantíssimo é que qualquer instituição que se autodenomine bilíngue precisa de fato comprovar, oferecer a garantia dessa denominação. Convidamos parceiros importantes para atestarem nosso ensino bilíngue. Temos parcerias internacionais e passamos por avaliações criteriosas da Cognia para comprovar a qualidade da nossa educação. Estamos na quarta acreditação internacional e apresentamos excelência nos padrões avaliados.

Essa instituição americana viabiliza parâmetros de instituições bilíngues do mundo inteiro, acreditando a qualidade ou não de uma escola internacional. Além dessa instituição, aplicamos periodicamente aos nossos alunos exames como o Cambridge, o SAT e o MAP, que comprovam a alta proficiência dos nossos alunos. Isso tudo nos leva a afirmar que somos uma escola bilíngue de verdade.

Conheça alguns
depoimentos
de pais e alunos dessa etapa!