Informações Rápidas

Atendimento Secretaria

Segunda à Sexta das
8h00 às 17h00

Unidade I - Ensino Fundamental e Médio

Rua Dr. Francisco Pati, 40 - Vila São Francisco - São Paulo-SP CEP 05352-090 - Tel/Fax: 55 11 2168-4100 Celular: 97201.1703

contato@escoladofuturo.com.br

Unidade II - Educação Infantil

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 5240 – Vila Lageado – São Paulo / SP CEP 05340-002 – Tel/Fax: 55 11 3198-9295 Celular: 99892.4605

infantil@escoladofuturo.com.br

Perguntas frequentes

Que diplomas ou certificações o aluno da EDF recebe quando se forma?

Ao final do 9º ano (Fundamental II no Brasil e já Ensino Médio nos EUA), o aluno não recebe certificado. Após o 3º ano do EM, são dois os certificados entregues ao aluno: o de conclusão do Programa Nacional, reconhecido pelo MEC, e o de conclusão do Programa Internacional, reconhecido pela AdvancEd.

O que é educação bilíngue?

A educação bilíngue tem como foco não apenas as capacidades que uma segunda língua ajuda a desenvolver, mas os âmbitos em que a própria linguagem atua, em especial no contexto escolar formal. Existe a linguagem social e a acadêmica. A criança que faz um curso de inglês vai aprender a se comunicar socialmente, mas não terá os conteúdos epistemológicos exigidos por uma escola internacional. A escola bilíngue, por sua vez, oferece as duas coisas.  O projeto pedagógico é planejado para que o estudante seja capaz de se comunicar com fluência em todos os âmbitos da vida e têm em seu currículo a integração de dois programas:  o do país que representam, no nosso caso, os EUA, e o do Brasil. Sendo assim, todas as áreas do conhecimento são trabalhadas nos dois idiomas dentro de um programa de imersão total no Ensino Infantil, e imersão parcial do Ensino Fundamental até o Médio.

Quais são as vantagens do ensino bilíngue?

Falar duas línguas ao invés de somente uma tem benefícios práticos óbvios em um mundo cada vez mais globalizado. Falar uma segunda língua aumenta a inteligência, a fluência verbal e de leitura, mesmo quando o idioma é aprendido na idade adulta. Essas são as conclusões de um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Pesquisadores liderados pelo professor Thomas Bak, do Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, compararam testes de inteligência de 262 pessoas. O primeiro teste do grupo foi feito quando essas pessoas tinham 11 anos de idade. O segundo teste foi feito quando já tinham mais de 70 anos.

O estudo, publicado na revista científica Annals of Neurology, concluiu que o grupo apresentava habilidades cognitivas significativamente melhores do que as registradas na infância.

Uma pesquisa anterior já havia concluído que ser bilíngue pode atrasar em vários anos o desenvolvimento de demência.

Outras pesquisas também  atestam que os alunos bilíngues se saem muito melhor em testes como o vestibular e o ENEM do que os monolingues.Nesse sentido, a psicóloga Elizabete Flory, doutora em bilinguismo pelo Instituto de Psicologia da USP, fez um levantamento de pesquisas no mundo todo sobre educação bilíngue e constatou que esses alunos apresentam vantagens cognitivas.

O Ensino Bilíngue na Escola do Futuro é optativo?

Não. Na EDF, o aluno precisa cursar os dois programas. O programa internacional não é optativo.

O que é o LSP?

O LSP , Language Support Program (Programa de Suporte Linguístico), é um programa de inclusão linguística e cultural oferecido aos alunos aceitos pela EDF sem a fluência em um dos dois idiomas: Inglês ou Português.